quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mais sobre cromimi!!!


Os desenvolvedores Cromimi: Renan e Laurent


Olá,

Continuando a nossa série de entrevistas, hoje iremos bater um papo com os dois desenvolvedores responsáveis por todos os códigos que facilitam a interação com o jogo Cromimi,  Renan Hamel e Laurent Pelvillain. 

Segue algumas perguntas, algumas feitas pelas jogadoras no fórum Cromimi. Obrigado!


Renan corrigindo a conta de uma jogadora em pleno Halloween


Poderiam falar um pouco sobre vocês?
Renan: Sou o Ronard no fórum Cromimi, originário da Bretanha e apaixonado por esporte, aventura e viagens e um pouco sonhador. Tenho 25 anos e trabalho na Beemoov há 3 anos. Cromimi é o "meu bebê", criei juntamente com Céline (Nine), a grafista do jogo.
Laurent: Eu sou estudante do 5º ano de engenharia da computação. Trabalho na Beemoov há 2 anos, como estagiário. Eu comecei desenvolvendo o jogo Waf Waf [jogo ainda não lançado no Brasil], depois passei para Cromimi.

Vocês sempre quiseram ser desenvolvedores de jogos?
Renan: Eu sempre gostei de criar sites. Assim que a internet chegou lá em casa (eu tinha uns 15 anos), eu comecei a criar sites sobre assuntos que me interessavam. Sem nenhuma pretensão, apenas pelo prazer de oferecer um pouco de conteúdo sobre algo em particular (futebol, Simpsons, ciclocross...). Quando eu terminei meus estudos, confesso que não procurei trabalho com jogos para internet, mas já tinha como objetivo trabalhar numa sociedade que criava sites. Neste período, Jean-Philippe e Benoit me contrataram em Beemoov. Eu guardo sempre o mesmo prazer em trabalhar aqui e confesso que o ramo dos browser games é muito interessante. Principalmente quando a gente tem projetos de sites como Cromimi ou Secteur 18 [jogo ainda não lançado no Brasil]. São dois universos que me correspondem totalmente e onde me sinto super bem. Enfim, "fun". ^^

Laurent ajustando a parte final da separação dos servidores


Laurent: Com certeza, eu sempre quis ser desenvolvedor (como meu pai). Como eu sou fã de games e adoro jogar, posso garantir que desenvolver jogos é a melhor coisa que eu poderia escolher e fazer.

Desde quando vocês trabalham com Cromimi?
Laurent: Desde outubro de 2010.
Renan: Desde o começo. Eu tinha a missão de transformar o jogo "Rattyland" (que tínhamos comprado na época) mais interessante, mais fofo, mais feminino! Eu e Céline quebramos bastante a cabeça para deixar como está agora. Eu ficaria realmente sentido se um dia me separasse deste projeto. A cada dia eu me empenho para propor belas novidades e que tudo funcione normalmente.

Como é seu dia típico como desenvolvedor?
Laurent: Antes de tudo, digo bom dia a todo mundo (um bom desenvolvedor precisa se sentir bem no seu meio). ^^ Depois eu olho minhas anotações, se há bugs e os últimos e-mails. Em função do que é necessário a fazer, eu organizo por prioridade e começo a desenvolver ou analisar o problema. No final  do dia eu me despeço de todo mundo (um a um). ^^
Renan: Eu chego mais ou menos às 8h15 e olho meus e-mails para ver se a noite não foi muito agitada. Eu começo o trabalho com o que for preciso. Pode ser na correção do problema ou no desenvolvimento de novidades, em função do período do ano (como o Natal, por exemplo). Eu leio todos os problemas relatados pelas moderadoras brasileiras, que por final, fazem um ótimo trabalho, parabéns. Um dia que parece rotineiro, mas com os eventos que precisamos organizar, o trabalho fica realmente diferente a cada dia. Não fico entendiado nunca.

Como é sua sala de trabalho?
RenanNo nosso espaço de trabalho cada um de tem um computador com 2 telas, que nos permite separar um local para a criação dos programas que queremos criar ou consertar e outra onde podemos ver em tempo real o resultado do nosso programa, os e-mails. É bem mais prático. Na minha mesa também tem um pouco de decoração... ^^

O que é um bug e como ele acontece?
Renan: Um bug é algo nada bom. É um erro (pequeno ou grande) que muda o funcionamento normal do jogo. Por exemplo, se você alimentar o seu Cromimi e ele ficar ainda mais faminto... isto é um bug. Os bugs acontecem quando não testamos antes o jogo de forma suficiente ou não conseguimos prever uma situação específica. 

Por que vocês decidiram fazer a separação do servidor francês?
Renan: Fizemos a migração para que seja mais fácil desenvolver e corrigir e também para que seja mais rápida a conexão, mesmo com bastante jogadores online. No futuro, vamos poder  apresentar também um conteúdo exclusivo para um país específico [atualmente Cromimi está disponível em 7 versões].

Eu ainda posso desafiar os jogadores da versão francesa?
Laurent: Não, os desafios são feitos unicamente com os jogadores da mesma versão.

O total de pessoas online que vejo no canto superior são todos da versão em português?
Laurent: Isso, o total de jogadores online corresponde a uma mesma língua, no caso, portuguesa. Não há nada de comum (em relação aos jogadores) de uma língua a outra. 

Renan serviu de inspiração a Celine na criação do personagem Dr. Ham

É verdade que Renan inspirou Céline com um personagem em Cromimi? 
Renan: Isso, é verdade! Além de ser desenvolvedor em Cromimi, vocês podem me ver todos os dias quando consultam o veterinário, o gentil Dr. Ham. Sejam gentis com ele, viu? ^^

Vocês conhecem alguma palavra em português? Pensam em visitar o Brasil um dia?
Renan: Não, eu não falo português... Luciana [business developer Brasil] me fala algumas palavras de tempos em tempos, mas eu não consigo me lembrar é "cro difícil". :) Sobre a viagem ao Brasil, eu adoraria, é um país que me encanta e penso que, com certeza, vou visitar um dia. Eu espero que vocês me recebam bem! :)
Laurent: Eu conheço três  palavras (obrigado, desculpe, olá...) e uma cidade portuguesa, Vale dos Prazeres. É onde moram os pais de minha sogra, de origem portuguesa. É uma bela cidade, um pouco árida onde os incêndios no verão são devastadores.
Eu adoraria visitar o Brasil, por que não? Eu gosto muito da cultura festiva do Brasil, sem falar no bom humor! ^^

Amanhã mais uma entrevista!
Como é a semana comemorativa dos seis meses Cromimi, mais um códigoX58F6239!!
Seja o primeiro a colocar no banco! ^^ 

5 comentários:

  1. Por favor me explica!!! como posso botar meu cromimi pra trabalhar ? *-* é q eu preciso comprar um macho para a minha fêmea como dito no lvl 5 !! e eu nao consigo passar de level por conta disso !! Oque eu faço????

    Obrigado , www.modacromimi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. como eu faço para passar o nivel 18 ja comprei tudo e coloquei na gaiola eu sou a fofi-lindi samirinhasiqueirinha@gmail.com
    me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  3. Como passo do nivel 15? Ja comprei a roupa renas e não consigo passar

    ResponderExcluir
  4. eu gostaria de saber se eu posso passar um filhote de macho pra femea... vcs podem me ajudar??????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir